Lívia Bôto

30 de mai de 2014


Nova Tag do Blog (#Saúde) + Vitamina C!

Oi, lindonas! Tudo bem com vocês?! <3
Saudade já estava grande! haha

Pra quem ainda não sabe, sou acadêmica de Nutrição! Isso é o que escolhi como profissão, primeiramente, e faculdade é algo integral que você tem que dedicar quase todo seu tempo de vida pra realizar uma boa graduação.

Mas como também amo o que faço aqui pra vocês, não consigo deixar vocês de lado, nenhuma semaninha, até porque isso me faz bem e me deixa feliz! haha E acredite, além de hobby, tornou-se também meu trabalho.

E pra unir o útil ao agradável, coisa que já era pra eu ter feito antes, mas achava que vocês não iam aceitar tanto, ai não tinha iniciado esse projeto de colocar um espaço aqui no blog pra falar sobre saúde, algo que quer queira quer não, também faz parte da moda porém uma moda que nunca sai de moda, rsrs!

E felizmente, algumas de vocês me pediram e aqui está!

Hoje vou começar falando da importância da Vitamina C, vou tentar passar pra vocês de uma forma bem leve, pra que fique fácil de entender!
Lógico que aceito sugestões, vou adorar saber qual o maior interesse de vocês! Sem contar que vou estudando enquanto faço o post para minhas queridas leitoras! hahaha <3





A vitamina C ou, simplesmente, ácido ascórbico (AA) é vitamina hidrossolúvel, ou seja, tem afinidade pela água. Popularmente, conhecida como cura de resfriados. Considerada um nutriente essencial para a metabolização de outras vitaminas e para muitos dos nossos processos corporais. Os seres humanos e outros primatas, bem como o cobaio, são os únicos mamíferos incapazes de sintetizar o AA. Neles, a deficiência, geneticamente determinada, da gulonolactona oxidase impede a síntese do ácido L-ascórbico a partir da glicose. 

A dose recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo é de cerca de 100mg por dia. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas são necessárias.

A vitamina C encontra-se na natureza sob duas formas: reduzida ou oxidada (ácido deidroascórbico); ambas são igualmente ativas, porém a forma oxidada está muito menos difundida nas substâncias naturais. 

A transformação do AA em ácido deidroascórbico ocorre normalmente no interior do organismo e é reversível, permitindo que uma de suas substâncias possa sempre ser transformada na outra. Essa capacidade de transformação funciona como um sistema oxidorredutor capaz de transportar hidrogênio nos processos de respiração, no nível celular.

O ácido ascórbico participa dos processos celulares de oxirredução, como também é importante na biossíntese das catecolaminas. Previne o escorbuto, é importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sangüíneos. É essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos).

Ai que entra os benefícios estéticos...


 1- Está intimamente ligada a processos de cicatrizações, pois seu uso adequado vincula-se com a produção de colágeno.

 2- Devido seu elevado conteúdo de antioxidantes a Vitamina C é um dos aliados para prevenir o envelhecimento precoce e a luta contra o câncer, isso porque os antioxidantes ajudam a prevenir os radicais livres. Sendo uma das vitaminas mais indicadas para a pele. 

 3- Estudos demonstram que a Vitamina C está relacionada com processos do nosso sistema imunológico, por isso, que a mesma é tão eficaz contra gripes e resfriados, aumentando as defesas contra os vírus.  

 4- A carência da mesma, pode causar uma doença conhecida como escorbuto, que causa problemas de gengivas como a gengivite, a anemia, e debilidade generalizada, que se cura adequando as doses diárias na dieta alimentar. 

5- Além de tudo isso, a Vitamina C é responsável pela absorção de outras vitaminas e minerais no nosso organismo, como por exemplo, o Ferro.


Obs.: é importante lembrar que nada em excesso é legal, né, além de trazer prejuízos, porém no caso da Vitamina C, o que você consume em excesso é excretado pela urina.  


>>> Maçã, laranja, mamão, acerola, mexerica, graviola, goiaba, pimentão vermelho, limão, caju, abacaxi, entre outras! 


Um quadro explicativo vai ajudar você a perceber a quantidade de vitamina C encontrada em alguns alimentos, por gramatura.

Observem...



Sendo assim, você ingerindo uma unidade de laranja, terá em miligramas, 95,7 de Vit. C; e em uma manga média, por exemplo, você consegue cerca de 137 mg de Vit. C.

Entenderam direitinho, minha gente?! haha
Espero muito que esse primeiro assunto tenha sido facinho de entender e que tenham ficado na 'cachola' de cada uma as importâncias que a Vitamina C tem. O que deixa mais claro ainda que o papel de todo nutriente é importante na dieta alimentar. E o balanceamento das mesmas é que faz toda a diferença.

Procure sempre um profissional da saúde, para calcular direitinho quando você precisa de cada micro e macronutriente! Nada de dietas de internet, nem aquelas de gavetas! Ok?!

Super beijo, cheio de Vitamina C, pra vocês! haha
Fiquem com Deus e até o próximo!!!




0

0 comentários:

sigma

 

Instagram @liviaboto_blog