Lívia Bôto

16 de jan de 2014


Minha história com a Isotretinoína/Roacutan - 1º mês!

Oi, lindonas?! O assunto hoje é um pouco sério! Lembra quando comentei que estava fazendo um tratamento de pele?! Hoje faz 1 mês que iniciei o tratamento com a Isotretinoína, a mesma formulação do famoso Roacutan. Vai ser um tratamento de 7 meses, segundo a minha dermatologista a Dr. Ana Paula, de acordo com meu peso (64 kg) e idade (21). Portanto, deixei pra falar sobre isso agora que completou um mês, para ter coisas concretas para mencionar pra vocês!

Então vamos lá...

Histórico:

Andei pesquisando em fotos e aqui mesmo no blog desde quando as acnes começaram a se proliferar no meu rosto. E descobri, que desde Abril de 2012 que elas passaram a me incomodar. Obviamente, antes dessa data, já havia tido problemas com as acnes, mas nada tão sério. Ao não ser no começo da adolescência, aos 10-12 anos, que realmente lembro que houve um pequeno surto, mas tratei normalmente com cremes de limpeza e deu tudo certo! Com o tempo elas foram embora, naturalmente! Até ai sem problemas!
Dessa vez, o tempo foi passando e eu achava que elas iriam embora, como aconteceu da outra vez. Porém, mesmo com limpezas e produtos de beleza nada se resolveu.
Atualmente, tenho 21 anos e é “normal” que isso aconteça, mais fui investigar mais um pouco.
Abril foi mais ou menos o tempo que mudei de cidade, no interior do Ceará, Canindé. Que por sinal é uma cidade muito quente e a mudança de clima ajudou a proliferação das mesmas. Ainda com tudo isso, foi mais ou menos nesse período que comecei a malhar sério e tomar suplementação alimentar.
Mas antes de tudo isso a minha genética já estava pré-disposta para as acnes. Não dei muita importância pra isso, mas faz todo o sentido. Meu pai teve acne, meu irmão também e minha tia paterna. Ou seja, deveria ter prestado mais atenção nisso, antes de ingerir Whey Protein, Cafeína, BCCA, Creatina. Não há nenhum artigo cientifico que comprove a relação destes com as acnes, embora que tenha visto muitos relatos de casos iguais ao meu ou semelhante. E segundo a minha derma, estou ‘proibida’ de ingeri-los, caso contrario, haveria uma disputa de reações, a Isotretinoína fazendo uma coisa e os suplementos o oposto.
Conclusão, ao ingerir a suplementação alimentar, “adubei o que já estava plantado”, mais ou menos assim, em poucas palavras.



Inicio do Tratamento:

Quando me dei conta, meu rosto estava empestado de espinhas e inchado. Estavam todas inflamadas. Entrei em desespero. Confesso pra vocês que deixava de sair algumas vezes de casa com vergonha de mostrar o rosto. E olha que contradição... Eu que amo maquiagem, já não podia mais usar e já não surtia mais tanto efeito.
Saía somente quando necessário. Ficava super constrangida quando as pessoas ao invés de falar: Oi, tudo bem?! Falavam: O que foi isso no seu rosto?!
Ficava tão pra baixo, me sentia triste, chorava. Chorei mesmo, muitas vezes. As pessoas que estavam ao meu redor se sentiam mal com isso também, porém lutavam comigo; amigos, familiares e principalmente a minha mãe e meu noivo estão sendo indispensáveis nesse tratamento. (Obrigada!)
Continuando... Em Dezembro, já tarde, entrei em desespero e fui a dermatologista, que por sinal só tinha vaga no dia do meu aniversário (11/12/12). Mas tudo bem. Cheguei lá, falei tudo isso que disse pra vocês. E já sabia qual ia ser meu diagnóstico, já tinha consciência disso, teria que tomar o tal Roacutan. O remédio que tem muitas complicações, não só pelas suas reações, mas também por ser um remédio que é capaz de deformar até o feto no caso de gravidez.
Mesmo assim, com todos esses itens, iniciei o tratamento. Chorei mais ainda. Perguntava-me porque isso tinha acontecido logo comigo. Não entendia o porquê de tudo isso. Culpava-me. Chorava mais ainda. Olhava-me no espelho e me sentia triste.
Mas como tudo que Deus faz é bem feito. Hoje, já está fazendo um mês que iniciei o tratamento com a Isotretinoína. Ainda não me arrependi, e creio que isso não vai acontecer. Até porque agora só falta mais 6 meses! Rs E as pessoas já começam a notar a melhora do meu rosto! Elas já não estão inflamadas e meu rosto desinchou!

Sintomas:

 Na primeira semana, somente meus lábios ressecaram.
Na segunda semana, os lábios ficaram mais ressecados e a pele foi ficando mais sensível. A região das narinas ficou ressecada e a parte inferior da orelha também. Meu nariz chegou a sangrar.
Na terceira semana, notei os mesmo sintomas, e ainda o ressecamento das fezes, da vagina, do cabelo, da pele do rosto que já não ficava mais tão oleosa. As espinhas começaram a “descascar”.
Na quarta semana, todos os efeitos acima ficaram um pouco mais agravados. E a pele do corpo começou a apresentar ressecamento também. Muita sede. Muito calor. E sempre uma sensação térmica a mais do que estava. Foi nessa semana que os olhos começaram também a irritar.

Meu Kit Isotretinoína:

1- Bloqueador Solar Tonalizante Adcos;
2- Bepantol derma – serve para todos os ressecamentos, com exceção dos olhos e da parte interna do nariz;
3-Maxidrate Gel – para o ressecamento interior no nariz;
4- Colírio Systane;
5- Sabonete Líquido Fisiogel Cleanser;
6- Carmex e balm da Nívea - protetor labial.




Maquiagem:

Em relação à maquiagem, estou evitando ao máximo. A dermatologista indica somente produtos não-comedogênicos, ou seja, são produtos que não obstruem os poros (vou falar disso em um post especifico). Mas é importante lembrar, que você deve observar tudo que usa no rosto, analisar como é sua pele e ver quais são os produtos adequados. O que me deixa um pouco chateada é que alguns vendedores nem sabem o que é um produto não-comedogênico. Portanto, só nos resta pesquisar, pesquisar e pesquisar. Dentre todas as marcas que já pesquisei e usei a que confio mais e a que têm mais produtos não-comedogênicos é a da Mary Kay.

Resultado primeiro mês: satisfatório! 

É isso, meninas. Esse foi meu 1º mês da saga Isotretinoína. Quero fazer resenha de todos os produtos que estou usando pra vocês. Logo, logo solto aqui no blog. Pra você que também está fazendo o tratamento com Roacutan/Isotretinoína o meu “tamô juntas”! Creio que será um caminho longo, difícil, porém não impossível. Porque estamos segurando na mão de Deus e tenho certeza que vai dá tudo certo!

Não se esqueçam de deixar comentário... Vou adorar saber de vocês, quem já tomou e como foi, ou como está sendo pra quem está tomando!
Um super beijo cheio de glitter e fiquem ligadas nessa saga!

5

5 comentários:

  1. oi, gostei do post. faz 4 dias que tomo e espero ver resultados tambem. parabens!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meninas, pelo apoio!!! Boa sorte pra vcs tbm!!! Bjuus! :***

    ResponderExcluir
  3. E aí? Como foi o resultado final?

    ResponderExcluir
  4. Estou na mesma situação ,já tenho 4 meses d tratamento meu kit salvação está quase igual ao seu ,rs! É sofridinho mas ta valendo a pena.

    ResponderExcluir

sigma

 

Instagram @liviaboto_blog